Você já se perguntou como as tendências de cores são criadas?
Todos os anos, a Coral escolhe a Cor do Ano, uma tonalidade que acreditamos resumir o estado de espírito e as principais tendências para o ano seguinte.
Mas esta cor não cai do céu. Na verdade, a Coral tem uma equipe dedicada de analistas de cores que discutem e avaliam as tendências por semanas. Tudo começa em setembro, quando os nossos experts em design de cores convidam especialistas independentes das áreas de design industrial, arquitetônico, de interiores, de produtos e de moda para discutir as principais tendências para os próximos 18 meses.
Após nossos analistas selecionarem suas principais cores e tendências, cerca de vinte especialistas em cores seniores da Coral de todo o mundo passam três dias reduzindo os conceitos de tendências gerais em uma influência dominante, cinco histórias de tendências, paletas de cores e a cor do ano.
Uma expressão muito usada durante essas oficinas é o “efeito Zeitgeist”. Isto significa basicamente que todo mundo parece estar falando sobre as mesmas coisas ou criando com os mesmos materiais e cores em mente. Aproveitando o efeito Zeitgeist, nossos especialistas de cores são capazes de capturar o espírito do momento, uma parte vital do processo de análise.
Após as oficinas, os analistas de cores criam painéis conceituais ou de ‘humor’, que os ajudam a desenvolver uma ideia clara do que cada tendência significa. Em seguida, a equipe inicia o processo de registro de cada tendência. “Trabalhamos com vários fotógrafos e estilistas a cada ano”, conta Louise Smith, uma das designers de cores globais seniores. “Isso mantém o frescor das fotografias e garante que as diferentes tendências pareçam o mais diversificadas possível.”
Assim que os fotógrafos, estilistas e decoradores vão embora, os nossos analistas de cores definem as características e dimensões de cada tendência.